QUEM SOMOS SERVIÇOS LEGISLAÇÃO LINKS UTEIS CONTACTOS ÁREA DE CLIENTE
INICIO
Dosimetria

Os dosímetros da PLURIRAD utilizam a tecnologia OSL – Optically Stimulated Luminescenc.. Esta tecnologia é líder mundial na monitorização e controlo de dose em pessoas e instalações expostas a radiações. A PLURIRAD é a única empresa em Portugal que detém esta tecnologia.

A PLURIRAD disponibiliza dosímetros de corpo inteiro e de área com esta nova tecnologia e dosímetros de extremidade com tecnologia TLD - Thermo Luminescent Dosimetry.

DOSIMETRIA INDIVIDUAL E DE ÁREA

Os dosímetros de corpo inteiro destinam-se a avaliar a dose efetiva recebida no exercício das funções dos profissionais de saúde e outros, sempre que estes estejam ou possam estar sujeitos à exposição de radiações ionizantes. Os dosímetros de área destinam-se a monitorizar os níveis de radiação de um determinado local.

Serviço
  • Leitura mensal ou trimestral, consoante o caso, de dose efetiva de radiação.

  • Emissão dos relatórios correspondentes a cada período de monitorização.

  • Comunicação de doses elevadas ao cliente e à Direcção-Geral de Saúde.

  • Envio periódico das doses lidas ao Instituto Tecnológico e Nuclear.

  • Aconselhamento relativamente à boa utilização dos dosímetros.

  • Os dosímetros são propriedade exclusiva da PLURIRAD.

  • Os dosímetros têm a possibilidade de serem relidos. A releitura dos dosímetros é efetuada por amostragem e para averiguação das doses elevadas.

  • Caso o cliente esteja interessado em guardar os dosímetros para releitura durante um determinado período, deve efetuar expressamente esse pedido, sendo-lhe cobrado um custo adicional.

  • Em caso de perda, dano ou extravio, da responsabilidade do cliente, o serão cobrados custos adicionais.


    Execução
    1.

    Preenchimento por parte do cliente do formulário de adesão ao serviço de dosimetria com os dados do trabalhador ou área a controlar.

    2.

    Assinatura do contrato de prestação de serviço de dosimetria.

    3.

    Fornecimento de um dosímetro por cada trabalhador controlado/área controlada.

    4.

    Antes do final de cada período de utilização, mensal ou trimestralmente, consoante o caso, a PLURIRAD fornece um novo dosímetro, que deve ser substituído pelo que se encontra em uso. Este último deve ser devolvido à PLURIRAD, para que se possa efetuar a respetiva leitura.

    5.

    A devolução dos dosímetros à PLURIRAD é da responsabilidade do cliente pelo que aconselhamos que os dosímetros sejam remetidos sempre em correio registado.


    O Dosímetro
    Dosímetro ergonómico e pronto a usar

    Os dosímetros com tecnologia OSL da PLURIRAD são compactos (74x35x10 mm), leves (cerca de 18 g), robustos e ergonómicos. Vêm ainda com dois sistemas diferentes de colocação no vestuário, crocodilo e mola.

    Dosímetro personalizado

    Cada dosímetro contém uma etiqueta onde pode estar inscrito o nome da instituição, o nome de cada serviço, período de utilização do dosímetro, nome, apelido e função do trabalhador. Esta informação pode ser personalizada pelo cliente.

    Identificação simples, nominativa e visual

    Além da inscrição do nome e data, pode-se fazer corresponder uma cor diferente a cada serviço da instituição e a cada período de utilização. A etiqueta apresenta ainda um ícone que simboliza a zona de colocação do dosímetro.


    Vantagens dos nossos dosímetros
    Releitura

    Com esta tecnologia a leitura dos dosímetros é efetuada por estimulação ótica, que é não destrutiva, pelo que ao contrário do que acontece com a tecnologia TLD, esta permite conservar grande parte da informação contida no dosímetro. Assim, torna-se possível reanalisar o dosímetro para confirmar a dose.

    Valor mínimo de deteção

    Graças à sua elevada sensibilidade, o valor mínimo de deteção é 0,01 mSv.

    Energias detetadas

    O intervalo de energias vai de 5 keV a 40 MeV, para radiação X e gama, e de 150 keV a 10 MeV, para radiação beta.


    DOSIMETRIA DE EXTREMIDADE

    O dosímetro de anel, também conhecido por dosímetro de extremidade, está especialmente indicado para a monitorização dosimétrica de trabalhadores que tenham de manipular ou trabalhar na proximidade de materiais radioativos e/ou equipamento produtor de radiação.

    Estes permitem medir com maior precisão as doses a que estão expostas as mão e os dedos, nomeadamente na medicina nuclear e na radiologia de intervenção, ortopedia, cardiologia, etc.

    Os dosímetros de que dispomos utilizam a tecnologia TLD –, para medir exposições a radiação X, . e ß. No entanto, num futuro próximo, a Landauer irá disponibilizar estes dosímetros com a tecnologia OSL.

    Os anéis que a PLURIRAD fornece apresentam-se em 3 cores (para mais fácil identificação do período de utilização) e 3 tamanhos distintos (com os seguintes diâmetros: S – 16 mm; M – 18 mm; L 20 mm). Nestes encontram-se gravadas as informações referentes à identificação do trabalhador (nome e apelido), instituição, período de utilização, tamanho do anel e se este pertence à mão direita ou esquerda.

    INICIO  |  QUEM SOMOS  |  SERVIÇOS  |  LEGISLAÇÃO  |  LINKS UTEIS  |  CONTACTOS
    Ultima actualização em 15/01/2018